Frei Luigi Quadreli de Pietrassanta, OFM Cap
- caminhandocomfrancisco.com/

- há 23 horas
- 3 min de leitura
Atualizado: há 22 horas

Frei Luigi Quadrelli de Pietrasanta, cujo nome de batismo é Estevão Quadrelli, nasceu em Pietrasanta, na região de Lucca, no dia 01 de setembro de 1897, filho de Rafael Quadrelli e de Cesira Pasquini. Ele ingressou ainda muito jovem na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Itália e, como padre, se lançou com paixão a um duplo apostolado: o da pregação ao povo e o da assistência espiritual à Terceira Ordem de São Francisco.
Foi nesse dedicado e laborioso trabalho junto aos fiéis terciários franciscanos – hoje chamados franciscanos seculares – que nasceu em seu coração a inspiração divina de fundar a Pequena Companhia de Santa Isabel, hoje Pequena Fraternidade Franciscana de Santa Isabel da Hungria, obra que ele considerava a “pupila” de seus olhos.
Na Toscana primeiramente, e depois em toda a Itália, Frei Luigi foi um incansável e entusiasmado missionário da mensagem e do ideal de São Francisco em meio ao povo e nas fraternidades sacerdotais, difundindo com a força criativa do seu carisma o seu apaixonado amor pelo Pobre de Nazaré e pelo Pobre de Assis. A firme segurança de suas concepções e convicções suscitava em todos admiração, estima, confiança, veneração e carinho.
Neste texto queremos apresentar em fragmentos, a figura serena e solene, a palavra calorosa e persuasiva, o zelo e o fervor de um verdadeiro pai e mestre espiritual. Em suas palavras, a mensagem de São Francisco, de quem foi filho fiel, exímio pregador e missionário nos encoraja a viver a vida sempre alegres, a cultivar reta intenção, caridade recíproca, oração contínua, busca da santidade e, sobretudo, um grande amor pelo Senhor Jesus.
Eis as suas palavras cheias de delicadeza, amor, gratidão, fraternura e santo afeto. “Alegrai-vos sempre, eu vos repito, alegrai-vos, a vossa fraterna humildade seja vista em todo o mundo”.
“São daquelas delicadezas humanas que unem que eu quero que façam parte
dos deveres da vossa vida”.
“Recomendo-vos oração, reta intenção no trabalho, caridade recíproca e um grande amor pelo Senhor Jesus”.
“Também a ti recomendo, não só a santidade, o entusiasmo, o espírito de sacrifício, mas também o cuidado com a tua saúde. A saúde é um dom de Deus e é um dever sacrossanto cuidar dela”.
“Fora da fraternidade, os preferidos devem ser os pobres, os doentes e todos aqueles que sofrem. Vejam neles a pessoa mesma de Jesus Cristo, mas tenham com todos modos gentis e sentimentos de estima e de compaixão cristã”.
“Ter para com todos indistintamente uma visceral caridade. Essa caridade se exercerá, de modo particular, entre as Irmãs e os Irmãos, que deverão se amar sem nenhuma preferência e com amor maternal”.
“Rezem muito também vocês, tendam, sobretudo, a uma santidade incomum”.
“Gratidão e santo afeto são as duas qualidades verdadeiramente construtivas,
capazes de suavizar as dificuldades”.
“São Francisco se deixou transformar por Jesus, em Jesus, e reconheceu que Jesus operou tudo, tanto que entende não valer nada e, depois de morto, quer ser enterrado no vale de ladrões, porque não merece nada. Também nós deixemo-nos trabalhar por Jesus, vivamos na intimidade plena com Ele, então não seremos mais nós que viveremos, mas Cristo que viverá em nós. A minha vontade será a sua, os meus olhos serão os seus, a minha língua a sua, e os outros verão Jesus em nós”.
Em 1970 Frei Luigi Quadrelli com a saúde frágil e debilitada, então se retira na Casa da Pequena Companhia de Santa Isabel, com o objetivo de viver uma vida de recolhimento e oração, sofreu uma trombose cerebral, e no dia 10 de fevereiro de 1974 às 6h e 45 minutos da manhã a irmã morte o visitou. Suas últimas palavras: “Eu vos amo a todos! A todos”.
Caríssimos irmãos e caríssimas irmãs, que palavras cheias de unção e de santo afeto nos deixou o nosso fundador. Que cada conselho, cada recomendação, nos estimule a cultivar as relações verdadeiramente fraternas entre nós e com aqueles que estão próximos de nós. Que possamos viver intensamente a mesma espiritualidade do seráfico Pai São Francisco e de nosso fundador na Igreja e no coração do mundo.
Irmão Éder Vasconcelos - Escritor do blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/#google_vignette.
Autor do livro “Pedagogia do Silêncio: Um Caminho para a Interioridade” (Paulinas Editora), entre outras obras publicadas pela Paulinas e por diversas outras editoras.



Maravilhoso exemplo de fé, amor e humildade.