A palavra responsabilidade está relacionada com a palavra em latim respondere, que significa "responder, prometer em troca". Ao mencionar essa expressão, muitos e muitos fatos me vêm à tona. Obviamente estou pensando sobre as maiores de todas as responsabilidades, a familiar e a escolar.
Nesse contexto, abordo a importância e a necessidade de plantar um sonho na mente e no coração do filho/estudante. E a relevância de compartilhar com seus filhos/educandos toda a sua história de vida (permitir que seu filho/aluno te conheça: potencialidades, dificuldades, alegrias, tristezas, sonhos), conforme afirma o renomado psicólogo Augusto Cury na obra “Nunca desista de seus sonhos”.
Estudiosos afirmam “você perde seu filho no dia em que decide ficar contra os professores e do lado do seu filho”. De tanto que você ama, você acredita que está tomando a atitude correta, entretanto... Você pensa que seu objetivo é protegê-lo de tudo e de todos, todavia em nome de um carinho você está deseducando.
Alguns pais e educadores sentem-se perdidos em relação à educação dos filhos e educandos, para encontrar o caminho é necessário informar-se, buscar conhecimentos em livros, palestras, internet, psicólogos, professores...
É estritamente necessário ter responsabilidade para ser firme e saber dizer não, com autoridade, falar com delicadeza, porém com firmeza. A autoridade precisa ser exercida com precisão, firmeza, paciência, persistência e amor.
Há dois segredos na educação dos filhos e alunos para que esses cheguem ao sucesso: afeto e autoridade.
Responsabilidade familiar se constrói com muito diálogo, abraço, beijo, afeto, carinho e intimidade. Expressar amor, falar com bastante frequência EU AMO VOCÊ! É criar vínculo afetivo. E saber dizer não e ser coerente é fundamental: se disser não faça valer e cumpra o não até o final.
Professora Clediane – Escritora do https://www.caminhandocomfrancisco.com/
Comments