
Faz parte de nossas reflexões cotidianas, que vivemos num processo permanente de construção humana, social, emocional, mental e intelectual... E nesse âmbito, indubitavelmente, a tecnologia tem contribuído conosco. Contudo em meio a essas contribuições e benefícios, encontramos também as adversidades e contrariedades.
Afirmar que a tecnologia é fundamental é senso comum, entretanto é necessário estarmos atentos, também aos prejuízos que essa pode nos acarretar.
A expressão tecnologia é derivada dos vocábulos gregos tekhné (arte, indústria, habilidade) e logos (argumento, discussão, razão). A tecnologia, em sua etimologia, consiste, por conseguinte, no conjunto de conhecimentos/saberes, argumentos e razões em torno de uma arte/ofício, ou de um fazer determinado.
Dentre as tecnologias da humanidade, podemos ressaltar entre outros, o aprimoramento da agricultura, das metodologias educacionais, a invenção de carros, lâmpadas, iluminação elétrica, computadores, internet, redes sociais, etc.
Ponderando que o termo tecnologia é utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, visando satisfazer as necessidades humanas.
Nesse panorama devemos lembrar e nos preocupar com o satisfazer nossas necessidades no sentido de não nos prejudicarmos ou prejudicar nossas crianças. Tendo em vista que tempo em excesso nas tecnologias pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde física e psicológica, dificuldades de socialização, de concentração, irritabilidade, dependência de uso, aumento da ansiedade, sedentarismo, entre muitos outros.
As tecnologias
Do pergaminho
Ao teclado mágico
É uma enorme evolução.
Não realiza somente imagens,
Fotografias ou vídeos.
Não mostra os sentimentos (Ausência de sentimentos)
Muitas vezes ilusão.
Vou mencionar somente
O smartphone
Não importando se é
Silêncio (claridade)
Ou transtorno (crepúsculo)
O amor é sempre indispensável.
O restante é pura imaginação.
Professora Clediane – Escritora do blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/
Comments