Ao refletir acerca da essência da existência humana, um turbilhão de pensamentos, sentimentos, inquietações e questionamentos surgem. Quais são seus sonhos? Medos? Talentos? Frustrações? Felicidade? Sucesso? Lutas? Buscas? Crenças...? Afinal, o que é mais importante na sua vida?
Vamos explorar uma visão repleta de razão e sensibilidade, resgatando pensamentos e valores humanos essenciais aos apaixonados pela existência. Antes disso, contudo, compartilharei algumas reflexões imprescindíveis sobre questões existenciais tão relevantes.
Conforme afirma Marçal "nunca fuja do CAOS. Esquivar-se e fugir para se proteger é muito mais fácil do que você imagina, porque o seu cérebro é preguiçoso, nunca quer mudanças e sempre procura um caminho conhecido e seguro". Procrastinar a crise é adiar o nosso crescimento e amadurecimento. Os momentos de caos, tristeza, desespero e estresse são importantes, especialmente para encontrarmos novas direções e ideias. Quando a crise for superada, certamente teremos crescimento, amadurecimento, uma avalanche de novas ideias, sonhos, crenças, experiências e resultados.
Por meio do livro “Em busca do sentido da vida” de Augusto Cury fica perceptível que a vida do protagonista inicialmente não possui um sentido existencial nobre. No entanto, ao participar de um projeto, ele descobre que uma pessoa só é verdadeiramente feliz quando procura irrigar a felicidade dos outros e promover seu bem-estar.
Querido leitor, continue refletindo: se você soubesse que tem pouquíssimo tempo de vida, como o aproveitaria? Você realmente se dedica àquilo pelo qual sente paixão? Talvez o segredo esteja em pensar como o escritor Paulo Coelho: "Voltei a sentir uma tremenda vontade de viver quando descobri que o sentido da minha vida era o que eu quisesse lhe dar". O sentido da minha vida está naquilo que dinheiro algum pode comprar, e também em agir com uma fé inabalável, como o protagonista do filme "Cartas para Deus", com otimismo, determinação, crer e sentir Deus no nosso cotidiano, lutar e acreditar em dias melhores.
E você, que agora lê esta reflexão, qual o sentido da sua vida? Afinal, o que realmente importa nessa vida?
Professora Clediane - Escritora do blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/
Parabéns Cledi!