
Lá pra bandas de Ouro Fino, tinha um sujeito que se gabava de ser o rei do transporte de charrete. Ele enchia o peito de orgulho por levar os alunos da vila até uma cidade maiorzinha onde estudavam os filhos dos trabalhadores.
Essa galera sonhava alto, querendo ser médicos, advogados e professores renomados... O problema era que o cara achava que já sabia tudo o que precisava, mesmo sem perceber que o transporte era de graça e que haviam diversos cursos gratuitos.
Ele se achava o Dono da Verdade, olhava apenas para o prédio e ficava pensando: "já sei de tudo, não preciso estudar". Ele acreditava ser autossuficiente e que já tinha aprendido tudo o que precisava com o fazendeiro e o madeireiro - os líderes supremos de sua vila. Que adoravam dar ordens, doar tábuas para igrejas e pavilhões, exigindo que fossem usadas do jeito que eles queriam. Se o cara doasse um boi para uma festa da vila, exigia que a comissão divulgasse o nome dele até o fim dos tempos!
Pobre charreteiro! O cara se achava o próprio Albert Einstein nas eleições, ficava se coçando, reclamando da vida e culpando o prefeito por todos os problemas que ele mesmo não conseguia resolver.
Ele se achava um escravo do trabalho, mas o serviço dele era só cuidar do jumento, tomar chimarrão, jogar truco com os amigos e ficar admirando a Escola, enquanto dormia como uma pedra nos pelegos de sua charrete.
Nem passava pela sua cabeça que o prefeito era pago com os impostos de todos os cidadãos, inclusive dele mesmo.
Acorda, charreteiro! Sabedoria de verdade vem de ter uma mente curiosa e procurar sempre mais conhecimento.
Quando a gente aprende e cresce, passa a enxergar o mundo com outros olhos e a contribuir para torná-lo um lugar melhor.
Não dá para simplesmente afastar líderes comprometidos e empáticos que estão lá, fazendo seu trabalho de maneira adequada para uma boa gestão pública.
Nesse meio tempo, sonhadores caminham ao lado de Francisco, aprendendo com cada passo e buscando sempre o bem maior.
Quem sabe, assim, esse charreteiro um dia aprenda que ainda tem muito a aprender!
Um Sonhador Caminhando com Francisco - Escritor do blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/
Comments