Certamente a reflexão sobre a gratidão traz um impacto profundo no ser humano que vive acelerado e bitolado numa busca ininterrupta (constante). Nesse propósito, partilhamos com vocês que nosso objetivo por meio destes textos, não é classificá-los como determinado gênero textual, ou apresentar verdades absolutas. Nosso intuito é levá-los à reflexão acerca de questões humanas tão pertinentes no nosso contexto.
A expressão gratidão deriva do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Nesse âmbito, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Sendo assim, a gratidão ou agradecimento também pode ser entendido como reconhecimento abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
Ponderando o que foi mencionado, concluímos que devemos ser gratos as mais diversas situações de nossas vidas, até mesmo às adversidades, dado que, essas, nos ensinam humildade, paciência, autocontrole, altruísmo, entre outras características, tão necessárias a um ser humano sensato, forte e resiliente.
Ser grato leva-nos a agradecer, até mesmo, pelas piores coisas que nos aconteceram, uma vez que, fazem-nos perceber que tudo foi necessário para sermos o que nos tornamos.
Conta a história de Paulo Costa “A gratidão do velho jardineiro”, que após 30 anos de serviços, um velho jardineiro foi mandado embora por ter cometido um pequeno erro no jardim da patroa. Todavia, na primeira oportunidade, o antigo serviçal salvou a vida de seu ex-patrão. Ao passo que sua ex-patroa não entendeu sua atitude. Então, o senhor lhe respondeu: “- A vida de uma pessoa é o valor supremo e eu não poderia deixar de fazer o que fiz. Sempre me senti muito grato por, durante tantos anos, o seu marido me cumprimentar todos os dias e conversar um pouco comigo. Sabe, quando o nosso coração está cheio de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para coisas bem maiores e melhores. Muitas vezes, o nosso descontentamento e insatisfação por aquilo que não temos ou não conseguimos, resultam da nossa falta de gratidão por tanta coisa que temos e que a vida nos ofereceu.
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Devemos agradecer o nosso hoje, pois fará com que o amanhã seja melhor do que o ontem”.
Passado o ocorrido, o patrão salvo, reviu sua atitude. Posto que, concluiu que já muito havia aprendido com seu jardineiro. E frisou: “A sua humildade e sabedoria sempre me comoveram. A gratidão é a mãe de todos os sentimentos, a virtude das almas nobres, o tesouro das pessoas humildes, o fruto da dignidade e a memória do coração. Nenhum dever é mais importante do que a gratidão e não há na vida nenhum exagero mais belo. A gratidão é a melhor medida do caráter de uma pessoa. A gratidão não custa nada e tem um valor imenso. Na verdade, a gratidão toma conta de nós sempre que percebemos que estamos a viver e tomamos consciência do valor das coisas belas e simples da vida”.
Devemos ser gratos a Deus por tudo, reconhecer a mão de Deus em todos os detalhes de nossa vida. E deveríamos agradecê-Lo por não nos dar tudo que Lhe pedimos e, sobretudo por Nos ensinar que os obstáculos da vida nos fazem crescer.
Professora Clediane - Escritora do blog https://www.caminhandocomfrancisco.com/
Comments